.

 

 

 

                                      
VÍDEO

 

  VAIVÉM
  MILHA
  ÍNDICE DE MASSA CORPORAL
  PERÍMETRO DA CINTURA
  ABDOMINAIS
  FLEXÕES DE BRAÇOS
  IMPULSÃO HORIZONTAL
  IMPULSÃO VERTICAL
  FLEXIBILIDADE DOS OMBROS
  FLEXIBILIDADE DOS MEMBROS INFERIORES
DOCUMENTOS

 

  VAIVÉM
  MILHA
  ÍNDICE DE MASSA CORPORAL
  MASSA GORDA
  PERÍMETRO DA CINTURA
  ABDOMINAIS
  FLEXÕES DE BRAÇOS
  IMPULSÃO HORIZONTAL
  IMPULSÃO VERTICAL
  FLEXIBILIDADE DOS OMBROS
  FLEXIBILIDADE DOS MEMBROS INFERIORES
   
       

 

 

 

 

 

    APTIDÃO AERÓBIA
vaivém:

descrição e objetivo:
O teste de Vaivém consiste na execução do número máximo de percursos realizados numa distância de 20 m a uma cadência pré-determinada. Este é o teste recomendado para a avaliação da aptidão aeróbia.

relação com a saúde:

Uma aptidão aeróbia elevada durante a infância e a adolescência relaciona-se com um menor risco de doenças cardiometabólicas, obesidade, diabetes e outros problemas de saúde, durante todo o ciclo de vida.

     
    COMPOSIÇÃO CORPORAL
índice de massa corporal:
descrição e objetivo:
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida de corpulência, define-se como a razão entre o peso (em kg) e a estatura ao quadrado (em m; kg/m2) e tende a associar-se com indicadores de composição corporal. O IMC é o teste recomendado para avaliação da composição corporal e tem como objetivo determinar se o peso está adequado à estatura.


relação com a saúde:
Um IMC elevado está associado a um risco cardiovascular elevado, assim como a problemas metabólicos e osteoarticulares. 
     
    APTIDÃO MUSCULAR
abdominais:

descrição e objetivo:
O teste de Abdominais consiste na execução do maior número de abdominais a uma cadência predefinida. Este teste tem como objetivo avaliar a força de resistência dos músculos da região abdominal.  

relação com a saúde:
Melhorias na aptidão muscular na transição da infância para a adolescência estão associadas a alterações positivas na densidade mineral óssea. Um fortalecimento da zona abdominal promove uma postura correta e um alinhamento eficaz da cintura pélvica promovendo a redução de dores na região lombar. Adicionalmente, e de uma forma mais geral, a aptidão muscular relaciona-se inversamente com fatores de risco de doenças cardiometabólicas. 

     
flexões de braços:
descrição e objetivo:
O teste de Flexões de Braços consiste na execução do maior número de flexões de braços (movimento de flexão dos braços e extensão dos antebraços), a uma cadência pré-definida. Este teste tem como objetivo avaliar a força de resistência dos membros superiores.


relação com a saúde:
Melhorias na aptidão muscular na transição da infância para a adolescência estão associadas a alterações positivas na densidade mineral óssea. Adicionalmente, e de uma forma mais geral, a aptidão muscular relaciona-se inversamente com fatores de risco de doenças cardiometabólicas. 
     
flexibilidade de ombros:
descrição e objetivo:
O teste de Flexibilidade dos Ombros consiste no contacto dos dedos das duas mãos atrás das costas. Este teste tem como objetivo avaliar a flexibilidade dos membros superiores.

relação com a saúde:
Uma boa flexibilidade durante a infância e a adolescência está associada a uma boa amplitude de movimento. Pode promover uma postura correta e um alinhamento eficaz das cinturas pélvica e escapular, promovendo a redução de dores na região lombar e dorsal. 
     
flexibilidade dos membros inferiores: descrição e objetivo:
O teste de Senta e Alcança consiste na flexão máxima do tronco na posição de sentado no chão. Este teste tem como objetivo avaliar a flexibilidade dos membros inferiores. 

relação com a saúde:
Uma boa flexibilidade durante a infância e a adolescência está associada a uma boa amplitude de movimento. Pode promover uma postura correta e um alinhamento eficaz da cintura pélvica promovendo a redução de dores na região lombar. O teste Senta e Alcança permite ainda determinar simetrias (ou assimetrias) na flexibilidade dos músculos posteriores da coxa.