Motricidade Online

O Professor de Educação Física

Toda a informação num único link

logo2p

[Programas, Legislação, Formação]

 

 

Educação Física vs. COVID:

Orientações para a realização em regime presencial das aulas práticas de Educação física [Setembro de 2020]

  • O presente documento orientador sobre a realização, em regime presencial, das aulas práticas de Educação Física (EF) foi elaborado pela Direção-Geral da Educação (DGE), tendo por base a Orientação n.o 030/2020 da Direção-Geral da Saúde (DGS), as sugestões apresentadas pela Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) e o Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF).  [VER Documento] [NOVO]

Educação Física:

Documentos curriculares de referência

 

Programas de Educação Física

 

Educação Física:

Aprendizagens Essenciais

  • Aprendizagens Essenciais

  • Nas escolas abrangidas pelo projeto de autonomia e flexibilidade curricular (PAFC), são utilizadas as Aprendizagens Essenciais nas turmas dos anos iniciais de ciclo (1.º, 5.º, 7.º anos de escolaridade), de nível de ensino (10.º ano de escolaridade) e de 1.º ano de formação de cursos organizados em ciclos de formação.

    As Aprendizagens Essenciais (AE) são documentos de orientação curricular base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, conducentes ao desenvolvimento das competências inscritas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (PA).

    Para cada ano e área disciplinar/disciplina, as AE elencam os conhecimentos, as capacidades e atitudes a desenvolver por todos os alunos.

    AE e outros Documentos Curriculares em vigor

    As AE foram construídas a partir dos documentos curriculares existentes (quadro síntese; ensino básico/ensino secundário; ensino básico/ensino secundário), que se mantêm em vigor.

    Sendo unanimemente reconhecido que há um problema de extensão dos documentos curriculares, procurou-se identificar, disciplina a disciplina e ano a ano, o conjunto essencial de conteúdos, capacidades e atitudes, com vista à prossecução dos seguintes objetivos:

    • Consolidar aprendizagens de forma efetiva;
    • Desenvolver competências que requerem mais tempo (realização de trabalhos que envolvem pesquisa, análise, debate e reflexão);
    • Permitir efetiva diferenciação pedagógica na sala de aula.

    Por conseguinte, não há revogação de documentos em vigor, nem a consequente adoção de novos manuais.

    As AE são o Denominador Curricular Comum para todos os alunos, mas não esgotam o que um aluno deve fazer ao longo do ano letivo. Não são os mínimos a atingir para a aprovação de um aluno, são a base comum de referência.

    Permitem libertar espaço curricular para que, em cada escola, se possa promover trabalho articulado entre as AE e as outras aprendizagens previstas nos demais documentos curriculares, com aprofundamento de temas, explorações interdisciplinares diversificadas, mobilização de componentes locais do currículo, entre outras opções, no âmbito dos domínios de autonomia curricular.

    A aprovação do aluno dependerá sempre das aprendizagens realizadas, decorrentes da articulação entre a base comum de referência e o aprofundamento de outros conteúdos e temas, articulação essa orientada pelas áreas das competências inscritas no PA.

    AE e Avaliação Externa das Aprendizagens

    A avaliação externa das aprendizagens tem como referencial base as AE. As provas e exames realizados no âmbito da avaliação externa devem ainda contemplar a avaliação da capacidade de mobilização e de integração dos saberes disciplinares, com especial enfoque nas áreas das competências inscritas no PA.

     Processo de Construção Curricular: Monitorização das AE

    Das escolas que participam no PAFC espera-se que, em conjunto com as equipas de acompanhamento, produzam reflexão e opinião sobre as AE, pilotando a estrutura do documento, avaliando a sua legibilidade e operacionalidade, sugerindo alterações e participando na discussão pública a partir do momento em que as AE fiquem disponíveis para a totalidade dos anos de escolaridade. Este processo de monitorização visa ainda identificar a forma como as AE estão a contribuir para o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no PA.

  • Currículo do ensino básico e do ensino secundário – para a construção de aprendizagens essenciais baseadas no Perfil dos Alunos
  • Cidadania e Desenvolvimento
  • Aprendizagens Essenciais | Ensino Básico1.º ano2.º ano3.º ano4.º ano5.º ano6.º ano7.º ano8.º ano e 9.º ano
  • Aprendizagens Essenciais | Ensino Secundário

Provas de Aferição 2018/2019:

Pesquisa por:

Divulgam-se as informações complementares relativas à aplicação das Provas de Aferição:

  • de Expressões Artísticas e de Expressões Físico-Motoras (2º ano)
  • e de Educação Física (5º ano).

 

Aulas de Teóricas de Educação Física:

clicar no icon:

Diário da República:

Pesquisa por:

 

Ver no Calendário Formação e Eventos:

clicar no icon:Calendar icon

 

 

 

Eu quero receber informação atualizada no meu email.
clicar no icon: