Motricidade Online

Cada movimento conta

OMS movimento

 

 

A Organização Mundial de Saúde lançou novas recomendações para a atividade física e comportamento sedentário. O documento, produzido no final de 2020, (https://www.who.int/publications/i/item/9789240015128) foi traduzido para português pelo Programa Nacional de Promoção da Atividade Física, da Direção-Geral da Saúde (PNPAF-DGS).

O princípio base deste documento é o de que toda a atividade física conta e de que quanto mais, melhor. 

As recomendações são individualizadas para crianças e adolescentes (5 a 17 anos), adultos (18 a 64 anos), idosos (65 anos ou mais), mulheres grávidas e no pós parto, adultos e idosos com doenças crónicas (18 anos ou mais), crianças e adolescentes (5 a 17 anos) com deficiência e adultos (18 ou mais) com deficiência, e sublinham, de forma fundamental a importância de cada movimento. Uma mensagem ainda mais central neste contexto pandémico e de confinamento social. 

Conheça os seis princípios básicos do documento:

  1. A atividade física é boa para o coração, o corpo e a mente;
  2. Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma, e quanto mais melhor;
  3. Toda a atividade física conta;
  4. O fortalecimento muscular beneficia toda as pessoas;
  5. Demasiado comportamento sedentário pode ser prejudicial à saúde;
  6. Todas as pessoas podem beneficiar com o aumento da atividade física e redução do comportamento sedentário, incluindo mulheres grávidas e no pós-parto e pessoas com doenças crónicas e deficiências .

Para além destas recomendações internacionais, neste momento estão a ser desenvolvidas as recomendações de movimento de 24 horas, as primeiras recomendações adaptadas à população portuguesa integrando atividade física, comportamento sedentário e sono, projeto coordenado por Rute Santos, diretora-adjunta do PNPAF.

Descubra a tradução Portuguesa aqui.