Calendário de eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Por ano Por mês Por semana Hoje Pesquisar Ir para o mês
Monitorizar em Educação Inclusiva
De Segunda-feira, 08 março 2021
Até Segunda-feira, 22 março 2021
Visualizações : 94

 Centro de Formação de Professores da APCC, acreditado pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua, vai realizar o Curso de Formação "Monitorizar em Educação Inclusiva(O programa segue em anexo com os links de inscrição).

Julgando que este curso é de grande interesse para os docentes  e outros técnicos superiores interessados  e tratando-se de uma temática que assume elevada importância na organização da educação atual

 

14 horas – registo de acreditação CCPFC/ACC-109481/201 

Local de Realização: ONLINE 

Destinatários/Público Alvo: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e  Secundário, Professores de Educação Especial, Psicólogos e outros Técnicos Superiores. Formadora: Marisa carvalho 

 

Calendarização:

Dias 9,10,17 e 22 de Março

Enquadramento 

O sucesso educativo é uma preocupação constante das escolas nos dias de hoje. Os profissionais da  educação procuram encontrar soluções para responder à diversidade e à pluralidade, respeitando as  características de todos e de cada um dos alunos. A temática da educação inclusiva tem estimulado um  intenso debate com implicações em termos de políticas educativas, investigação, cultura e práticas das  escolas para atender à diversidade de alunos. Em Portugal, a publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de  6 de julho, relativo ao regime jurídico de educação inclusiva, impulsionou as escolas a organizarem,  monitorizarem e avaliarem medidas e respostas educativas conducentes à inclusão de todos e de cada  um dos alunos. Um dos aspetos centrais a considerar é a monitorização dos processos e dos resultados  das escolas. Por este motivo, importa que as escolas e os seus profissionais conheçam modelos de  monitorização em educação inclusiva e sejam capazes de definir indicadores e desenhar plano de  monitorização adequados. Este curso visa promover a capacitação de profissionais para o desenho de  

1 Para os efeitos previstos no n.º 1 do art.º 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação  releva para efeitos e progressão em carreira dos educadores de infância, professores do ensino básico e secundário e  professores de educação especial. 

planos de monitorização em educação inclusiva. Com efeito, este curso de formação está alinhado, por  um lado, com as políticas nacionais no âmbito da educação inclusiva e, por outro lado, com o atual plano  de formação desta entidade. 

Objetivos 

Esta formação pretende:  

  1. a) Conhecer modelos de avaliação institucional e organizacional e, especificamente, modelos de  monitorização em educação inclusiva;  
  2. b) Analisar planos e práticas de monitorização em educação inclusiva;  
  3. c) Desenhar planos integrados de monitorização em educação inclusiva. 

Conteúdos 

Este curso focará os seguintes conteúdos:  

  1. Modelos de avaliação institucional e organizacional; 
  2. Modelos de monitorização em educação inclusiva; 
  3. Planos de monitorização em educação inclusiva: 
  4. Objetivos e metas; (b) Indicadores de monitorização; 
  5. Recolha de dados; 
  6. Análise de dados; 
  7. Divulgação e uso dos dados.  

Metodologias de realização da ação 

As sessões serão desenvolvidas com base em exposição de conteúdos, debates entre os participantes e  análise de situações concretas, quer propostas pelo formador, quer trazidas pelos próprios formandos.  Serão, também, analisados e desenhados planos de monitorização que tenham na base os conteúdos  teóricos trabalhados. Especificamente, a metodologia de trabalho é organizada da seguinte forma: (i)  Exposição teórica dos conteúdos, pretendendo-se assim desenvolver e tratar dos aspetos teóricos  relacionados com a temática da ação; (ii) Debate sobre situações reais de reconhecida relevância  pedagógica, relacionadas com as representações dos formandos; (iii) Envolvimento em atividades  teórico-práticas tendentes à análise e elaboração de planos de monitorização; (iv) Reflexão conjunta  sobre as práticas desenvolvidas e sistematização de conclusões.

 

Critérios e parâmetros de avaliação 

Na avaliação dos formandos serão consideradas as seguintes dimensões: Assiduidade e participação;  produção individual de documento de implementação prática na gestão de sala de aula / planificação /  avaliação de atividades pedagógicas. Será utilizada uma Tabela de Avaliação Quantitativa, escala de 1 a  10, conforme orientação da Carta Circular CCPFC-3/2007, considerando os seguintes critérios e  indicadores: Critério 1: Participação/Contributos (5 valores). Indicadores: Atitudes e valores  (Relacionamento Interpessoal/Capacidade de partilha) – (10%); dinâmica da participação (autonomia e  iniciativa) – (10%); qualidade das intervenções – (10%); competências e capacidades (rigor científico,  coerência, pertinência,…) – (10%) - conhecimentos científicos demonstrados – (10%). Critério 2:  Trabalho de aplicação de conteúdos (5 valores). Indicadores: Apresentação de um trabalho final (50%). 

Preço por pessoa: €60,00 

(IBAN: PT50 0035 0255 00096840432 93) 

Número de formandos para formar turma: 30 

Inscrição Online em : 

http://educacaoformacao.apc-coimbra.org.pt/index.php 

ou diretamente em: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdsTzHpEgXtNT5KNMWfXBk 5DOYE7eKvDyXhCKSoefC39wGhA/viewform 

NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da APCC, relativamente a pagamentos e  devoluções indicam que, até 15 dias antes do início da formação, por razões devidamente  justificadas, poder-se-á devolver o montante pago na totalidade.  

Entre 15 e 6 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas, poder-se á devolver metade do montante pago.  

A partir do sexto dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devoluções,  salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais, apresentadas em requerimento  ao Diretor do Centro de Formação, que decidirá em conformidade.

 

As inscrições são feitas apenas online, podendo os interessados aceder ao formulário eletrónico através da nossa página web.

Local Online
Inscrição Online em : 

http://educacaoformacao.apc-coimbra.org.pt/index.php 

ou diretamente em: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdsTzHpEgXtNT5KNMWfXBk 5DOYE7eKvDyXhCKSoefC39wGhA/viewform