As casas de banho mistas vão realmente avançar em Portugal
É oficial! Com o apoio do Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Livre e PAN, as casas de banho mistas vão realmente avançar em Portugal.
Dentro em breve, será possível observar rapazes a utilizar instalações sanitárias destinadas a raparigas e vice-versa.
Contudo, esta medida não é consensual e tem suscitado críticas por ferir os valores de muitos cidadãos. Tal descontentamento levou à criação de uma petição que, até ao momento (15/12/2023, 20h06), já recolheu 47.054 assinaturas.
Petição: “Não queremos que as crianças e jovens sejam obrigados a partilhar os WCs e balneários com pessoas fisicamente do sexo oposto“
Em comunicado Confederação Nacional das Associações de Pais, o Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto, a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e estão em sintonia:
“Sendo esta uma problemática transversal a toda a sociedade, é solicitado à escola que adote medidas (na adaptação das casas de banho e principalmente dos balneários existentes na generalidade das escolas) que não têm uma correspondência global”.
“Esta lei e a alteração prevista não está em linha com os interesses públicos e defesa dos alunos na escola, podendo mesmo não só prejudicar, como aumentar a conflitualidade, contrariamente ao objetivo de a escola ser um espaço de liberdade, respeito, livre de qualquer pressão, agressão ou discriminação, e, acima de tudo, que todos tenham o direito à privacidade em segurança”.