Search for:
A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Abril 2 Todo o dia

No dia 2 de abril, unimo-nos globalmente para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, uma data consagrada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar a compreensão e promover a inclusão e o bem-estar de pessoas com autismo.

As Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), são um conjunto de condições neurológicas caracterizadas por dificuldades na interação social, comunicação e comportamento. Estas condições são consideradas “espectro” porque variam amplamente em gravidade e na forma como se manifestam em cada indivíduo.

A definição científica das Perturbações do Espetro do Autismo inclui critérios estabelecidos em manuais diagnósticos como o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM-5) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10 e CID-11). Esses critérios consideram a presença de padrões persistentes de déficits nas áreas de interação social, comunicação e comportamento restrito ou repetitivo, que interferem significativamente no funcionamento diário da pessoa.

Além disso, a definição inclui a consideração de que os sinais do autismo geralmente manifestam-se nos primeiros anos de vida e tendem a ser duradouros. No entanto, é importante ressaltar que o autismo é altamente variável, e os indivíduos com PEA podem apresentar uma ampla gama de habilidades, interesses e necessidades.

Neste dia de sensibilização, é necessário que todos os setores da sociedade se comprometam com ações concretas que promovam os direitos e o bem-estar das pessoas com autismo.