Search for:

Periodização Física e Nutricional. Burnout.

Dia 21 de fevereiro, das 14h às 17h30, junta-te a nós pessoalmente, na Universidade de Aveiro, ou online, através da plataforma Zoom, e terás a oportunidade única de explorar o universo emocionante do Desporto, descobrindo novas estratégias de desempenho e performance individuais.

Começando com um ponto de vista desportista, o Dr. Bernardo Ramos, Preparador Físico do plantel sénior do Leça Futebol Clube e no The Peak, irá explorar o tema de Periodização Física. Não nos esquecendo da importância da componente mental, o Dr. Sérgio Ribeiro, Psicólogo Júnior na EstavelMente, irá abordar a relevância dos tópicos de ansiedade e burnout e como estes afetam o desempenho físico. Seguidamente, introduzindo uma perspetiva nutricional, a Dr.ª Margarida Miranda, atualmente Nutricionista no LFitness Health Club e na SANCLINIC, irá falar sobre Periodização Nutricional. Para terminar em alta, teremos uma roundtable informativa, onde os oradores discutirão o papel crucial dos psicólogos, em colaboração com outros profissionais de saúde, moderada pelo Dr. Miguel Pedro Araújo, Ex-Treinador de Basquetebol – Nível II e Ex-Jornalista na Rádio Terra Nova.

Interessado em participar? As inscrições já estão abertas, com um custo de 4 euros, para uma experiência presencial, e 3 euros, para uma aventura online: https://airtable.com/appGnJw0lgsi0ZC3G/shrrRfSMIBGvZfjn1 .

Loading

Revista Científica da FPDD “Desporto e Atividade Física para Todos”

A Revista Científica da FPDD “Desporto e Atividade Física para Todos”, que, em regra, tem uma publicação anual, tem o objectivo de oferecer oportunidades de divulgação dos trabalhos científicos de professores, investigadores e alunos de Universidades e Institutos Superiores.

O incentivo à investigação é, igualmente, garantido pela atribuição de um prémio, ao qual concorrem todos os autores que pretendam submeter trabalhos para a Revista.

Os autores dos trabalhos publicados na Revista são ainda convidados a apresentar e debater os seus artigos no Seminário que a FPDD realiza anualmente. Desta forma pretende-se, não só, divulgar a Revista no meio científico nacional e internacional como, também, promover a partilha de informação entre instituições do Ensino Superior, Federações, Clubes e todos os agentes desportivos.

Loading

Pela qualificação da Profissão Docente como de desgaste rápido, JÁ!

A Profissão Docente é cada vez mais uma atividade de enorme desgaste físico, psicológico e emocional e agrava-se com o avançar dos anos de serviço e a idade dos educadores de infância e dos professores, tendo, inclusive sido considerada, em 1981, pela Organização Internacional do Trabalho como uma profissão de risco físico e mental.

Para além disso, é uma das mais expostas a ambientes conflituosos e de alta exigência de trabalho, pois sofre diferentes tipos de pressão, que são originados por várias razões, entre elas: os alunos, através da sua baixa motivação e pelos comportamentos de indisciplina; a própria natureza do trabalho que exige compromisso temporal, excesso de tarefas e constante mudança de nível escolar; pelas relações estabelecidas com os colegas e a organização escolar, que passa por conflitos profissionais, baixo apoio social e a avaliação por parte da direção da escola e/ou ministério.

Loading

Miocardite em Jovens Saudáveis

Miocardite é a inflamação do tecido muscular do coração (miocárdio) que causa a morte do tecido. A miocardite pode ser causada por muitos problemas, incluindo infecção, toxinas e medicamentos que afetam o coração, e por distúrbios sistêmicos, como sarcoidose, mas muitas vezes a causa é desconhecida.

Loading

Questionário – Dissertação de Mestrado

O presente questionário insere-se num estudo que pretende dar resposta a algumas questões relacionadas com a liderança, nomeadamente a perceção sobre os seus líderes, bem como percecionar qual a relação entre o estilo de liderança, o exercício e esforço, eficácia e satisfação na liderança, bem como a relação com os cargos que exercem os inquiridos.
Pedimos, por favor, que responda com a máxima sinceridade, clareza e objetividade possível, não existindo respostas certas ou erradas.
Para tal, responda sempre com perspetiva que tem, da liderança que é exercida no estabelecimento em que exerce funções atualmente.

Obrigado

Docente Sérgio Marques

Loading

Estudo sobre a utilização da plataforma FITescola®

Car@s Professor@s,

O meu nome é Cristina Maria Araújo Chaves, sou professora de Educação de Física há 20 anos e encontro-me a realizar um estudo sobre a utilização da plataforma FITescola® por parte dos professores de Educação Física no Ensino Básico e Secundário em Portugal.

Este estudo está integrado na minha Tese de Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho e o seu objetivo é caracterizar diversos aspetos da utilização da plataforma FITescola® pelos professores de Educação Física, bem como obter dados sobre as suas práticas e perspetivas em relação a esta plataforma.

Para participar, basta clicar no seguinte link: [https://forms.gle/KnW3BuidtXEyj5AS9] O questionário estará disponível até [15 de maio], pelo que pedimos que complete antes dessa data.

Agradeço que reencaminhe esta mensagem para outros colegas que conheça.

Agradeço desde já a vossa disponibilidade e contribuição para este trabalho de investigação.

Caso tenha alguma dúvida ou necessite de mais informações, não hesite em contactar-me.

Com os melhores cumprimentos,

Cristina Chaves» c.m.chaves@gmail.com

Loading